PROJETO: Meio Ambiente

Prefeitura Municipal De Campo Grande


Secretaria Municipal De Educação


E. M. Des. Carlos Garcia De Queiroz





Meio Ambiente x Consumo Consciente=
 Proteção do Planeta






           Campo Grande / MS – 2011







A única lição que é possível transmitir com beleza e receber com proveito; a única eterna, digna, valiosa: o respeito pela vida”
Cecília Meireles (02/9/1930)






SUMÁRIO


Identificação..........................................................................................04

Justificativa...........................................................................................05

Objetivos Gerais e Específicos ….....................................................07

Metodologia..........................................................................................09

Estratégias/ Atividades.......................................................................10

Avaliação..............................................................................................12

Cronograma..........................................................................................13

Referẽncias Bibliográficas...................................................................14




                     Projeto: Meio Ambiente x Consumo Consciente = Proteção do Planeta



ELABORAÇÃO:

Rosa Neiva Streit
Adriana Ângela Dal Agnoll


INÍCIO: 01/3/2011 TÉRMINO: 05/12/2011


PÚBLICO ALVO

Alunos, professores e equipe técnica dos anos finais do ensino fundamental.


RECURSOS

Materiais: Sala de Aula, Biblioteca, Laboratório de Informática, Câmera Digital, Filmadora, Televisão, DVD, Vídeos, Internet, Ônibus, entre outros.

Humanos: Alunos, Professores Regentes, PCTEs, Assistentes da Biblioteca, Direção e Equipe Técnica Pedagógica, Parceiros.




                                          JUSTIFICATIVA


A Constituição Federal relata, no Art. 225 - Todos tem direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.
Também, a Constituição Estadual do Estado do Mato Grosso do Sul, determina no capítulo VIII - Meio Ambiente - Art.22 que, Toda pessoa tem direito a fruir de um ambiente físico e social livres de fatores nocivos à saúde e incumbe ao Poder Público através de órgãos próprios e do apoio a iniciativas populares, proteger o meio ambiente, preservar os recursos naturais (…), promover a educação ambiental em todos os níveis e a aconscientização pública para a preservação do meio ambiente.
O município de Campo Grande / MS, na Lei Orgânica Municipal – Art. 131 É direito de todos o meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo, capaz de garantir a sadia qualidade de vida da presente e futura gerações, cabendo ao Poder Público Municipal e à sociedade assegurar a efetividade desse direito (emenda n.28, de 14/07/09).
Pensando nisto, o Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola Municipal Desembargador Carlos Garcia de Queiroz, contempla a necessidade de valorizar o meio em que vivemos e a preocupação em formar cidadãos conscientes de seus atos. Diante disso, consideramos que é urgente uma mudança de consciência em relação ao meio ambiente e ao consumo consciente.
O equilíbrio é essencial para a nossa vida e a de todos os seres vivos e, hoje a maior preocupação do mundo é a degradação com o meio ambiente; a escola não pode esquivar-se deste grave problema, pois os nossos alunos são os maiores prejudicados, sofrendo com as doenças e influências da alteração climática.
          Sabemos que Educação Ambiental é um processo longo e contínuo, e que as pessoas demoram a agir em benefício da natureza e de si próprio. Então, nós educadores, devemos buscar incutir em nossos alunos novos hábitos e atitudes, pois estes estão em formação e pequenos atos são de suma importância para uma nova consciência em nossas casas e escolas.
      Entendemos, também que a Educação Ambiental é muito mais do que supomos, consiste em trabalhar situações que possibilitem a comunidade escolar pensar propostas de intervenção na realidade que nos cerca. A Educação Ambiental é o elo entre todas as disciplinas e completa uma lacuna na área da educação, que é a valorização da vida e, portanto, do meio ambiente. Segundo OLIVEIRA,1990, p.18, as pessoas cuidam do meio ambiente por duas razões: por amor ou por temor, por isso é nossa responsabilidade promover ações educativas que incentivem a preservação do meio, alertando os nossos alunos que não é pela falta de conhecimento que estamos em alerta, mas pela falta de conscientização.
       Colocar em prática pequenas ações como: preocupar-se com uma boa alimentação consumindo menos produtos industrializados, observar o destino correto dos lixos, economizar água e energia elétrica, não desperdiçar alimentos e materiais escolares, não exceder as necessidades com o abuso no consumo, economizar para garantir o futuro digno e tranqüilo, sem ameaças e temores.
     Considerando a importância desses pressupostos e a relevância social da temática, a presente proposta vem contribuir para uma Educação transformadora, compromissada com a formação de adultos capazes de pensar e agir diferente. 

OBJETIVO GERAL

Promover ações pedagógicas e sociais no decorrer do ano letivo 2011, onde cada educador e educando possa contemplar a preservação do meio ambiente e o consumo consciente na escola e na comunidade.
                                     OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Possibilitar e incentivar o trabalho coletivo e a formação de novos hábitos em relação ao consumo e a qualidade de vida;
Oportunizar debates e palestras sobre os temas: Educação Ambiental, Sustentabilidade, Consumo Consciente, Preservação da Água, Qualidade de Vida, Doenças do Mundo Moderno, entre outros;
Despertar nos alunos a responsabilidade e a consciência de serem consumidores conscientes e guardiões do meio ambiente;
Estimular a pesquisa sobre os temas midiáticos que envolvem o projeto de acordo com cada disciplina;
Observar, analisar, disseminar fatos e situações sobre o Meio Ambiente e Consumo, em seminários e apresentações na escola;
Transmitir a toda a comunidade escolar, através de atividades pedagógicas, a nossa preocupação com o descaso do meio ambiente;
Aguçar a leitura para que o aluno tenha argumentos críticos sobre determinados assuntos em destaque;

Implantar campanhas sobre a economia de energia, água, diminuição do uso de veículos, embalagens plásticas;
Buscar parcerias com órgãos, como Secretaria do Meio Ambiente, CRAS, CEA e outros para o desenvolvimento de algumas ações deste projeto;


METODOLOGIA



O Projeto: Meio Ambiente x Consumo Consciente = Salvação do Planeta, será apresentado inicialmente à diretora Rosa Ida Rodrigues Davalo e à diretora-adjunta Sandra Aparecida Penrabel juntamente com a supervisora Divonete e a orientadora Susana para a aprovação e acréscimo de novas propostas. Em seguida o projeto será divulgado, via e-mail, aos professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental que, também incluirão novas determinações. Assim, as ações de trabalho e atividades relacionadas ao assunto terão um único foco e a situação problema será exposta aos alunos para que haja possibilidade de construir uma nova consciência ecológica e humana de modo diferenciado e transformador.
A partir da análise e conhecimento do projeto, os professores irão definir, de acordo com sua a disciplina e/ou área de atuação, as estratégias que colocarão em prática no decorrer do ano letivo.


ESTRATÉGIAS / ATIVIDADES 

 

Campanha envolvendo toda a Escola sobre a coleta seletiva do lixo;

     Pesquisa no Laboratório de Informática sobre os temas midiáticos em foco;
   Assistir vídeos/reportagens/documentários sobre o tema em questão e refletir sobre o conteúdo;
   Leitura e interpretação de notícias e/ou crônicas sobre o assunto;
   Divulgar as campanhas de conscientização através da elaboração de cartazes, folders, textos e outros;
  Apresentação de peças teatrais enfocando a preservação do Meio Ambiente, Saúde, Consumismo;
  Assistir documentários sobre reciclagem e reaproveitamento do lixo em Campo Grande MS;
   Estudo comparativo do gasto de energia elétrica nas casas dos alunos e na escola;
   Estabelecer propostas de redução do consumo de energia, trabalhando gráficos e tabelas;
Trabalho de campo com entrevistas e registros digitais;
Elaborar livros de receitas com reaproveitamento de alimentos (receitas alternativas);
Realizar palestras e seminários sobre os temas citados anteriormente;
Trabalhar o consumo consciente x alimentação saudável, através de vídeos que alertam sobre obesidade e doenças do mundo moderno;
Pesquisar as ações desenvolvidas pelos Países de 1º Mundo que fortalecem e preservam o meio ambiente, juntamente com a qualidade de vida destes Países;
Dar destaque à importância da água para manter a vida no planeta, buscando meios para economizar e usá-la racionalmente;
Realizar uma trilha ecológica para conhecer o córrego que corta o Bairro Zé Pereira e seus arredores e, elaborar alternativas para preservá-lo;
Criar ações para arborização e jardinagem da área da escola e da pracinha local;
Promover um dia de cidadania (caminhada), envolvendo toda a comunidade escolar com o intuito de alertar para a preservação do Meio Ambiente;
Pesquisar a origem da energia elétrica, do papel, da madeira e de outros elementos que estão sendo norteados neste trabalho;
Visitação à Água Guariroba para conhecer o tratamento de água e esgotos;
Explorar músicas com temas que tratam da natureza;
Releitura de obras de pintores que retratam a natureza e o ser humano;
Confecção de jogos e brinquedos com materiais recicláveis através de oficinas de brinquedos;
Conhecer o Centro de Educação Ambiental (CEA) Polonês e o Centro de reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) para realizar as atividades propostas pelas instituições.

AVALIAÇÃO

Projeto será realizado durante todo o ano letivo de 2011 e será avaliado a mudança de comportamento dos alunos na comunidade escolar, as atitudes e ações no desenvolvimento das atividades, a valorização dos trabalhos apresentados pelos colegas e/ou palestrantes, bem como o registro escrito dissertativo e objetivo. Assim, cada professor definirá a forma coerente de avaliação de acordo com a prática desenvolvida.


CRONOGRAMA DE ATIVIDADES


ETAPAS
FEV
MAR
ABR
MAI
JUN
JUL
AGO
SET
OUT
NOV
DEZ
Elaboração

X











Apresentação

X











Execução

X
X
X
X
X
X
X
X

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Redação





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X
Culminância









X

X




REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFIAS

CATÁLOGO de Educação Ambiental, Sugestões para o professor.
CONSTITUIÇÃO DO ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL. Atualizada em 28 de fevereiro de 2005 (www.ms.gov.br/controle/ShowFile.php?id=26025)
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEE, 1997.
MELLO, Soraia Silva de – TRAIJBER, Rachel(coordenação).Vamos cuidar do Brasil: conceitos e práticas em educação ambiental na escola.MEC 2007