Algumas ações realizadas no período Noturno EJA
O professor Anísio trabalhou a pesquisa sobre o Brasil colônia
====================================
===================================
Professora Edna de Língua Portuguesa
=======================
Arte Barroca Brasileira
Professora Eliana
Fase Intermediária
Objetivos
Conhecer a Arte Barroca Brasileira;
Ver as obras, as igrejas, a arquitetura e principalmente os artistas do Barroco no Brasil
EXPRESSIONISMO
Professora Eliana
Fase Final
22/8/11
Objetivos
Conhecer a Arte Expressionista e as obras;
Conhecer a obra "O grito" de Edward Munch e sua importância no movimento expressionista.
Pesquisa e releitura da obra
Aula de Inglês
Professor Braz
Objetivos
- Cumprimentar pessoas;
- Apresentar amigos;
- Falar sobre coisas que gostam e coisas que não gostam.
Youtube: Aula de Inglês Básico 4 e 5
Fase Intermediária
Objetivos
- Aprender a dar informações às pessoas;
- Fazer perguntas e dar respostas sobre: nome, endereços, telefone e trabalho.
Youtube: Aula de Inglês Básico 1
Data: 16/8/2011
Aula de Matemática
Professora: Maria José
Fases: Intermediária e Final
A professora trabalhou Frações e Porcentagem
Os recursos utilizados: Internet e Kolourpaint
=============================
“Minha Identidade”
1. Identificação
Escola: M. Des. Carlos Garcia de Queiroz
Direção: Rosa Ida Davalos
Diretora-Adjunta: Sandra Aparecida Penrabel
Supervisão: Ellen Maria
Professores envolvidos: Vera (regente), Lusia (artes) e Evaldo (Educação Física)
Autora: PCTE Rosa Neiva Streit
Turno: Noturno
2. Problemática:
A falta de motivação dos alunos para frequentar diariamente as aulas.
3. Justificativa:
Durante o 1º semestre letivo, percebeu-se que os alunos frequentavam as aulas sem muita motivação e. apesar do estímulo dispensado pela professora Vera no desenvolvimento de atividades diversificadas, não era o suficiente. Levando em consideração as dificuldades apresentadas e a falta de entendimento do real significado da escola em suas vidas, notou-se que isso os tornava distantes e apáticos.
Porém, no final do semestre a professora Lusia iniciou um trabalho com resgate de receitas que fizeram arte da sua vida, confeccionando livrinhos e pesquisando as receitas na internet. Logo, buscamos, em conjunto propor ações que incentivassem os alunos a animar-se. A partir daí definimos as ações pedagógicas, que fariam parte do 2º semestre e, durante o início do período pesquisei e elaborei este projeto, com a aprovação dos professores que iniciaram um trabalho constante sobre o assunto, em sala de aula.
4. Objetivos:
Valorizar a identidade pessoal do aluno;
Proporcionar à turma momentos lúdicos, onde a aprendizagem significativa aconteça;
Estimular o uso das tecnologias para dinamizar as aulas;
Interagir com jogos e pesquisas;
Criar e-mail aos alunos para troca de mensagens, avisos e recados;
Despertar o gosto pelos estudos.
5. Conteúdos:
Produção de texto;
Leitura e interpretação;
Pesquisa;
Tipos de textos (texto instrucional).
Alongamento;
Alimentação Saudável
6. Disciplinas envolvidas:
Todas as disciplinas
7. Metodologia:
Os alunos irão inicialmente apresentar-se e contando a história de sua vida aos colegas e professora;
No laboratório de informática, os alunos trabalharão a escrita do nome próprio, de diversas formas e tipos de letras, buscarão na internet a origem do seu nome (significado), interagindo com o colega, pesquisar no google a sua cidade natal, distância de Capo Grande, sempre compartilhando a sua pesquisa com os colegas e professoras. Cada professor, em suas aulas determinará os assuntos que serão trabalhados: leitura de histórias da infância, confecção de objetos usados em sua época (ex.: porta jóias), filmes que enfocam a auto estima, reportagens sobre a alimentação saudável na idade adulta, exercícios físicos, entre outros. Sugere-se que as aulas no laboratório de informática enfoquem, além da pesquisa, os jogos interativos e que desafiam os alunos e estimulando o raciocínio lógico.
8. Recursos utilizados
Laboratório de informática, câmera digital, internet, blog, data show, dvd, microfone, jornais, livros, revistas, materiais recicláveis, entre outros.
9. Avaliação e resultados esperados:
Espera-se que no final do processo os alunos compreendam o significado do seu retorno a escola e que os mesmos sintam-se estimulados a continuar os estudos, conhecendo-se um pouquinho melhor, valorizando a sua história de vida.
10. Divulgação e Socialização do projeto
As ações desenvolvidas serão divulgadas por meio de fotografias no blog http://emcarlosgarcialaboratorioii.blogspot.com/, .
Fase Inicial
Texto elaborado pelo aluno Benedito
Minha vida ...
Em Campo Grande / MS, morei no sítio muito tempo desde eu criança que fui com minha família para Rio Negro, morando lá ate aos 16 anos, ai vim para Campo Grande. Já fui para vários lugares, mas, não acostumava porque achava a distancia que tinha, então voltava, mas insistia de novo. Como o pai e a mãe não iam, voltava de novo. Fui caminhoneiro, infelizmente hoje sou um trabalhador feliz, porque estou junto de minha família, mas a vontade aperta para ir embora, mas agora é tarde, porque os filhos estão criados e mais difícil então vou indo como Deus quiser. Esqueci do principal tive matrimônio. Casei em 79 e fui para Cuiabá ali morando mais ou menos quatro anos, mas demorando veio o final do casamento, fui tentar a vida sozinho, mas vi que não dava certo resolvi me casar de novo que e o segundo matrimônio que já faz mais ou menos uns vinte e cinco anos com o segundo matrimônio só tenho agradecer a Deus por tudo que me deu até agora. Nasci em bairro Porto Santa Fé MG, mas não conheço minha terra natal, porque vim muito criança. Então estou conformado porque não me faltou nada até agora graças a Deus hoje moro no bairro Zé Pereira rua Itapetininga 123
Os alunos e professora da Fase Inicial - Momento de despedida do colega Dionísio que foi para a turma da Fase Intermediária
Acompanhamento da aulas pela Diretora-adjunta Sandra Penrabel
Os cuidados com a Saúde! Trabalho sobre a Dengue
Filminho sobre os cuidados para evitar a contaminação...
=========================
A sua saúde depende de você!!!
O Professor Evaldo trabalha em suas aulas, além de jogos e outras atividades lúdicas, a valorização do corpo, em uma das suas aulas acompanhei e percebi que as dicas repassadas sobre alimentação, atividades físicas é de grande valia aos alunos.
===============================================
Professora Lusia
Artes - Fase Inicial
Objetivos da Aula:
Pesquisar as obras de Roberto Burle Marx
Releitura de Obras de Roberto Burle Marx, utilizando as Frisas;
Trabalhar coordenação motora.
Frisas de Burle Marx
ProfessoraVera
No dia 08/8/2011, a professora Vera - Fase Inicial - trabalhou com seus alunos, no Laboratório de Informática, a escrita do nome próprio. Os alunos exploraram alguns recursos do write, alterando cores, fonte. Logo em seguida pesquisaram o significado de cada nome. Houve interação e muita descontração; afinal era a primeira aula de alguns alunos.
Vídeo de depoimentos dos alunos da fase Inicial